Atividade 2º Ano A – EM
Geografia: Prof.ª Maria Aparecida Timoteo
“Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo”
(Vinicius de Moraes)
Esta atividade foi proposta tendo como base as aulas disponíveis no Centro de Mídias – SP e nos canais de TV Educação e TV Univest. Portanto, para realiza-la, sugiro que assistam estas aulas.
O objetivo desta atividade é entender a influência da cultura dos povos africanos na formação da identidade cultural brasileira.
CULTURA BRASILEIRA
A CONTRIBUIÇÃO AFRICANA PARA A FORMAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA
Capoeira, a arte-marcial afro-brasileira.
A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas.
Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a umbanda, uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o espiritismo, incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
O acarajé é uma especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé.
Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org
Cultura brasileira - OpenBrasil.org
Leia o texto e destaque:
A influência dos povos africanos na formação da cultura brasileira: religião, culinária, música.
Em que regiões do Brasil estas influências estão mais presentes?
Prazo de entrega: 07/10/2020
Entregar via WhatsApp (97628 3692) ou pelo e-mail: mariaatimoteo1@gmail.com
Material de apoio: teleaula
Fazer à caneta, anotar nome completo, ano e número.
Nenhum comentário:
Postar um comentário