A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.
Arthur Schopenhauer.
Frequência e período
Frequência (f): é o número de oscilações ou batimentos pelo intervalo de tempo. F = n/T número de voltas, batimentos/segundos = hertz (Hz).
Período (T): é o intervalo de tempo para ocorrer 1 oscilação. T= período (segundos), f= 1/T => T= 1/f, segundos.
Altura, timbre, intensidade sonora e duração.
Altura: é uma característica do som que está relacionada com a frequência e que permite distinguir os sons agudos (altas frequências) dos sons graves (baixas frequências).
Timbre: Se relaciona diretamente com a composição dos harmônicos da onda sonora. É a propriedade que nos permite diferenciar a fonte sonora.
Intensidade sonora: A intensidade do som diz respeito à amplitude da onda sonora, e está relacionada com a variação de pressão do meio.
Duração: é representada pelo tempo que o som dura.
Rapidez de propagação das ondas macânicas: é definida pela distância percorrida pelo intervalo de tempo. V = d(distância) (m)/(tempo)(segundos) => V = comprimento de onda(m)/T(período) segundo ou V= l.f (m/s) => V² = T/U ; T= é a tensão na corda (N).
u= densidade linear de massa (kg/m).
Ressonância: é uma oscilação forçada por um agente externo (força externa), é o aumento da frequência natural do corpo. Pode ter sido uma das causas de desabamento de muitos edifícios na Cidade do México, em setembro 1985, quando foi atingida por um terremoto.
Responda as questões abaixo.
1-O que é música para vocês?
2-Que estilo de música vocês curtem?
3-Vocês tocam algum instrumento musical ou conhecem alguém que toca?
Nenhum comentário:
Postar um comentário